Ufa, passei!

|
Oi gente!
Bom, eu resolvi fazer essa postagem porque não só eu como alguns amigos meus tivemos muita dificuldade para passar de ano. E pode parecer clichê, mas chegar a esse ponto realmente me fez repensar como passei esse ano.


Vamos ser honestos: é muito raro achar alguém que realmente goste de estudar. Eu por exemplo, não gosto, nem consigo. Cada mosca que passa me desconcentra. Mas nos exames finais eu tive que ralar muito. E o pior de tudo é que na minha última prova antes de ir para conselho caiu matérias do ano todo, e eu tive que correr atrás da matéria. Pra dar uma ajuda a escola deu três aulas para que quem ficou de recuperação final pudesse tirar dúvidas e rever matéria. Mas pra mim foi como se eu visse toda aquela matéria pela primeira vez. Foi muito ruim estudar toda aquela matéria acumulada e tentar entender tudo de uma vez só. Ainda mais eu que tenho a maior dificuldade em matemática.


O pior de tudo foi: por onde começar? Eu não conseguia me concentrar, mas ao mesmo tempo sabia que se não conseguisse aprender tudo aquilo em cinco dias eu teria grandes chances de repetir. E o medo era maior que a preguiça. Então o jeito foi achar um modo de estudar que eu não tivesse tanta dificuldade e uma motivação. Como ano que vem eu me formo vamos ter viagem, acantonamento, camisetas e muitas outras coisas, então sempre que a preguiça batia eu pensava em como seria horrível ouvir todos os meus amigos falando sobre tudo isso e não poder participar.
Já pra estudar eu chamei minha melhor amiga que não era um gênio na matéria, mas sabia o que eu precisava aprender. Quando ela chegou a gente deu uma lida na apostila, mas logo começamos a nos distrair. Mas depois lembramos que precisávamos de foco e ela me fez uma provinha baseada na matéria que iria cair na prova pra ter uma ideia do que eu sabia. Logo ela percebeu que eu não sabia quase nada e foi me explicando detalhe por detalhe. O bom de ter minha melhor amiga como professora foi que ela sabia como eu poderia lembrar de tudo aquilo. Ela fez as piadas nas horas certas com a matéria certa e foi me dando macetes para lembrar de tudo na hora da prova, sem contar que ela me explicou com uma linguagem bem mais simples. Depois disso ela foi me dando várias provas e nós duas nos divertimos dando uma de professoras.


Essa coisa de "eu estudo depois" é que nem academia. Você sempre deixa pra depois. E esse depois nunca chega. Mas não dá pra ir adiando. Eu tentei adiar o ano todo e não deu muito certo. Na boa, pode até não parecer, mas é muito melhor estudar nem que seja pelo menos meia hora duas vezes por semana a matéria da semana, do que doze horas por cinco dias a matéria do ano todo. Então assim que uma pontinha de motivação chega, é melhor você aproveitar, porque sério, depois ela demora muito pra voltar.


Se você se distrai MUITO fácil, como eu, a dica é estudar de um jeito diferente. Você pode procurar aulas no YouTube (sério, ajuda MUITO MESMO) ou substituir a letra da música que não sai da sua cabeça pela matéria. Outro dia meu melhor amigo gênio veio me ajudar a estudar e me deu algumas dicas. Por exemplo, pra decorar a fórmula do trapézio ele me disse pra lembrar do B do 8ºB, o outro b que é o apelido de um amigo nosso, vezes h, que é a inicial de um amigo meu divido por dois. Parece bobeira, mas na hora da prova é desse tipo de coisa que você lembra.


Estudar nem sempre é ruim. Vai que aquele menino que você esta afim é bom na matéria? Ele não precisa ser o melhor da classe, só precisa saber o que você não entendeu. Mas se ele não é nada com como o Aaron de Mean Girls, tente outros jeitos de se aproximar dele.


Há jeitos diferentes de entender a matéria. Ás vezes você pode separar os filmes e episódios das suas série favoritas em que alguém tem problemas para estudar. Em Sunny Entre Estrelas por exemplo a Sunny tem dificuldades mas consegue passar quando anota cola no corpo. Ela acaba nem conseguindo colar, mas copiar a matéria em algum lugar a fez memorizar tudo. 


Infelizmente não é a prova que precisa estar fácil. É você que precisa estar preparada. Não tem como adivinhar o que vai cair, mas alguns truques para não estudar coisas desnecessárias é sempre perguntar para o professor se a matéria em questão vai cair, e sempre dar uma olhada no que ele mandou grifar ou destacar. Em geral as matérias que eles dão muita atenção são as que vão estar na prova. Mas por precaução não deixe de dar pelo menos uma olhada no resto.


Faça acordos consigo mesma. Se você quer muito o CD da Taylor Swift ou quer mexer no computador de madrugada, diga a si mesma que só vai comprar (ou mexer) quando conseguir recuperar uma nota. E se você não tem dinheiro pra comprar sozinha, peça aos seus pais. Acredite, ter notas pelo menos na média é uma ótima desculpa pra ganhar um livro ou uma roupa nova ou quem sabe poder mexer no computador depois da meia noite.


Não vai ser fácil. Você não vai sentar na mesa pela primeira vez e estudar como a Spencer Hastings, mas depois de um ou dois meses deixa de ser tão complicado. E claro que existem vários tipos de pessoas, alguns tem mais dificuldades que outros, alguns só precisam prestar atenção na aula, outros só precisam dar uma lida em uma ou outra matéria, mas lembre-se: na sala de aula ou em casa, pode não ser nesse ano ou no próximo, mas uma hora você vai ter que estudar.

Beijos, @opsjulia_

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

Jornal Beijos Copyright © 2013 Layout por Mayara Sousa