Versões de Alice

|
Oi gente!
Vamos combinar que existem mais de um milhão de versões de Alice no País das Maravilhas. Algumas são mais realistas, outras mais fantasiosas. Algumas são bem fiéis ao livro, outras tem só história como base. Mas seja como for, todas as versões tem aquele quê de fantasia, que eu adoro. Por isso (e porque é meu conto infantil favorito), eu separei algumas das mais conhecidas e algumas das minhas favoritas pra falar pra vocês.
A versão do Tim Burton
Nessa versão, Alice retorna ao País das Maravilhas, com a missão de mais uma vez derrotar a Rainha de Copas. Mas existe um porém, ela não se lembra de ter visitado o local, e acha que esta sonhando. 
Algumas coisas não mudam: A história em si não muda muito. O lugar continua o mesmo, e a maioria dos personagens são iguais ao da versão original. Além disso Alice continua curiosa e afrente de seu tempo.
Algumas coisas mudam: Desta vez Alice não é mais uma criança. Com 17 anos, precisa salvar o País das Maravilhas ao lado da Rainha Branca (personagem de Alice Através do Espelho e o que ela Encontrou por Lá), e para derrotar a Rainha de Copas precisa nada mais, nada menos do que matar um jaguar.

Mini série 
Agora, Alice é uma professora de judô, que vai apresentar o namorado, Jack, à sua mãe. Após o jantar ele resolve dar para Alice um anel, ela com medo do compromisso, recusa. Mas na mesma noite Jack é sequestrado pelo Coelho Branco, e indo atrás dele, Alice acaba atravessando um espelho e assim chegando no País das Maravilhas. Lá ela acaba descobrindo que o lugar é comandado pela Rainha de Copas, onde são extraídas as emoções dos seres humanos e vendidas como chá. Também conhece o Chapeleiro, que faz parte da resistência contra rainha, e a ajuda em sua aventura.
Algumas coisas não mudam: Alice mais uma vez é a escolhida para derrubar a Rainha de Copas.
Algumas coisas mudam: Essa versão é totalmente moderna e inovadora. O País das Maravilhas sequestra pessoas para mantê-las num cassino, onde só se pode ganhar. E assim são retiradas as boas emoções. Também é adicionado um importante novo personagem, um cavaleiro chamado Charlie, que inicialmente é um sobrevivente, após a rainha ter mandando os cavaleiros serem exterminados.

A Menina no País das Maravilhas 
Lançada em 2009, essa versão de Alice é bem menos fantasiosa, e conta a história de Phoebe, uma menina muito especial, que é excluída no colégio e tudo que quer é participar da peça da escola, Alice no País das Maravilhas. No meio de tudo isso ela sente muita pressão dos pais, que querem entendê-la, e acaba confundindo fantasia e realidade. 
Algumas coisas não mudam: Fantasia e realidade se encontram.
Algumas coisas mudam: O País das Maravilhas é apenas uma metáfora para o mundo que Phoebe inventa em sua imaginação.

O Desenho
E claro não podia faltar a versão mais conhecida da história. O clássico da Disney mostra a história de Alice, que é uma menina muito criativa e espontânea, e durante uma sessão de estudos com a irmã vê o Coelho Branco, e ao segui-lo cai em um buraco que a leva ao País das Maravilhas. Um lugar exatamente como queria, um mundo absurdo, onde tudo que é, não é, e tudo que não é, é. 

Beijos, @opsjulia_

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

Jornal Beijos Copyright © 2013 Layout por Mayara Sousa