Marcha das Vadias

|

Cerca de 1.500 pessoas participaram ontem (27) da Marcha das Vadias, que ocorreu durante a Jornada Mundial da Juventude. Mulheres e homens protestavam pelo estado laico, a legalização do aborto e também a pedido de uma lei que proteja as vítimas da violência sexual.
Pra quem não sabe A Marcha das Vadias é um movimento que começou em 2011, em Toronto, no Canadá. Tudo começou porque aconteceram uma série de estupros na universidade local, e então um dos policiais envolvidos no caso orientou as mulheres que deveriam parar de se vestir como "vadias" para evitar os estupros. Então elas começaram a protestar contra a ideia de que elas eram as culpadas pelos estupros e questionar o machismo, o preconceito contra o sexo feminino e também a violência contra a mulher. Para simbolizar que independente da roupa todos merecem respeito, durante a manifestação usam-se roupas íntimas e provocantes.


Apesar de concordar com a causa, achei um pouco ofensivo quebrar as estátuas religiosas e algumas das frases que literalmente vestiam as manifestantes. Mas claro que todos nós temos direito de protestarmos por qualquer razão que acharmos justa e usando todas as ferramentas disponíveis. 

Beijos @opsjulia_

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

Jornal Beijos Copyright © 2013 Layout por Mayara Sousa